A arte barroca surgiu em meados do século XVIII, na Itália. A igreja católica adotou o formato artístico em suas construções e propagou a nova onda cultural por vários países do continente europeu. O movimento foi criado após o desenvolvimento do Renascimento e ambos seguiam uma ideologia semelhante, em que valorizavam elementos da antiguidade.
O mundo passava por diversas descobertas e reformas sociais e políticas. A religião católica estava perdendo muitos membros para os seguidores da ideologia de Martin Lutero, com o protestantismo. Estabelecia-se, então, a Monarquia: o país era comandado por um rei ou imperador.
As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes.
O Barroco chegou ao continente americano, juntamente com os colonizadores europeus. Muitas das construções dos países da América são da arte barroca. O Brasil, por exemplo, possui algumas cidades onde ainda existem essas edificações, como é o caso de Ouro Preto, em Minas Gerais. No estado da Bahia, encontram-se enormes igrejas, dos séculos passados e a influência da arte barroca se faz presente.
Não apenas em grandes edificações é que o Barroco exerce influência, mas também em objetos de decoração como os móveis, por exemplo. Ainda hoje existem camas, cômodas e outros acessórios desenhados de acordo com esse tipo de arte. Era comum o uso deles nos palácios reais e um exemplo disso era o Palácio de Versalhes, onde residia o rei Luís XIV, da França.
A arte barroca marcou a história no campo da música. A partir desse movimento, surgiram os grandes mestres da música erudita, além do nascimento dos gêneros como a ópera, a suíte e os concertos. Também os movimentos do Barroco e do Rococó marcaram grande parte da Europa e revelou um dos maiores artistas da cultura brasileira, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
PINTURA
A arte barroca trabalhava o arranjo dos elementos dos quadros, que quase sempre formavam uma combinação diagonal. As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses.
"As Meninas" é uma pintura de 1656 por Diego Velázquez, o principal artista do Século de Ouro Espanhol. Ela está atualmente no Museu do Prado em Madrid.
"A Vocação de São Mateus" ou "Invocação de São Mateus" é uma pintura realizada pelo o pintor barroco italiano Caravaggio concluída em 1599-1600 para a Capela Contarelli em San Luigi dei Francesi, onde ainda se conserva em Roma.
"Judite e Holoferne" é um quadro de inspiração bíblica, de Caravaggio, pintado em 1599. A pintura amostra o general decapitado por Judite, aquela mulher que o seduziu uma noite.
ESCULTURAS
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes. Na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini. Em Portugal, António Ferreira e Machado de Castro foram os escultores de maior relevo. No Brasil tornou-se célebre o Aleijadinho.
A escultura barroca contraria a ideia anterior do Renascimento: a sobriedade e racionalidade das formas. Este pensamento não se demonstrou apenas na escultura, mas também na pintura, moda, escrita e mesmo no modo de vida das pessoas. Um excelente exemplo da escultura típica do Barroco é o “O Êxtase de Santa Teresa” do consagrado escultor, Bernini.
"O êxtase de Santa Teresa", por Bernini.
Detalhes de "Caminho para o calvário", por Aleijadinho.
Aleijadinho: Passo da Paixão, no estilo dos sacro montes, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas.
ARQUITETURA
Na arquitetura barroca, a expressão típica são as Igrejas, construídas em grande quantidade durante o movimento de Contra Reforma. Rejeitando a simetria do renascimento, destacam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores.
As principais características do barroco definem-se como uma reação à simetria e às formas rígidas do Renascimento: utilizam o dinamismo plástico, a suntuosidade e a imponência, reforçadas por intensa emotividade conseguida através de sinuosidades, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos perspéticos e ilusórios, tanto nas fachadas quanto no desenho das plantas e dos interiores das edificações. A intenção da criação de ilusão do movimento; combinação e abundância de linhas opostas que reforçam o efeito cénico; o uso de jogos de claro-escuro pela construção de massas salientes e reentrantes (sinuosas ou lisas). Os elementos construtivos usados como elementos puramente decorativos: uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas; os frontões são compostos ou interrompidos, que reforçam o movimento ascensional das fachadas; o uso de decorações naturalistas converte-se em elementos característicos do estilo.
Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
Situada no norte de Portugal, a 50 km da cidade do Porto, Braga é a cidade mais antiga do país.
Talha dourada barroca no interior da Igreja de São Francisco de Salvador (primeira metade do século XVIII).
MÚSICA
A música barroca surgiu após a música renascentista, com maior complexidade e variedade. Ela reflete as tendências da época e possui características semelhantes à pintura e a arquitetura barroca, valorizando as ornamentações estéticas e com um conteúdo dramático. A música possui um ritmo de dança, melodias ricas em ornamentos, contrastes entre timbres e sonoridades fortes e suaves.
Os principais compositores foram Johann Sebastian Bach na Alemanha, George Frideric Handel na Inglaterra e Antonio Vivaldi na Itália. Bach é considerado o maior compositor do barroco alemão e sua morte é considerada como o final do período Barroco.
Casa de ópera barroca na Alemanha. Ópera Marquesal de Bayreth, na Alemanha, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
LITERATURA BARROCA
A literatura barroca ocorreu no final do século XVI e início do século XVII, e é caracterizada por dilemas e oposições decorridos da crise do Renascimento. A dificuldade econômica decorrente do declínio do comércio do oriente e o posicionamento da Igreja Católica formaram grandes influências neste período. Havia nesta época um conflito entre os homens barrocos e os conservadores religiosos, pois aqueles desejavam, ao mesmo tempo, a salvação divina e os prazeres mundanos.
Características da literatura barroca
O pecado e o perdão andam juntos dentro da literatura barroca, assim como o dualismo, que é a arte do conflito. Tudo é inconstante e está em constante movimento: o bem e o mal, espírito e matéria, céu e inferno, fé e razão. Este período mostra o quanto a vida é breve e que por isso deve ser aproveitada.
Marcada por uma forte linguagem culta e erudita, a literatura barroca apresenta abusos de figuras de linguagem no texto, muitas metáforas, antítese, hipérbato, paradoxo e prosopopeia.
· Metáforas: expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas;
· Antítese: presença de paradoxos, arte do conflito, contraposição de conceitos, palavras ou objetos distintos. Antíteses mais comuns na literatura barroca: claro e escuro, vide e morte, tristeza e alegria;
· Hipérbato: ideia de grandiosidade;
· Paradoxo: ideias contrárias em um único pensamento;
· Prosopopeia: personificação de seres inanimados, trazendo mais dinamicidade a história.
Literatura barroca no Brasil
· Gregório de matos, autor que recebeu o apelido de “Boca de Inferno” (devido à sua linguagem considerada de baixo calão, usada em seus textos), foi um dos poetas mais conhecidos do barroco brasileiro;
· Bento Teixeira, autor de “Prosopopéia”, um dos iniciantes na escola literária barroca;
· Manuel Botelho de Oliveira, autor de “Música do Parnaso”.
Por: Cássia Estéfani Marques e Fernanda Ferraz
Muito interessante saber mais sobre a arte barroca. Importante ressaltar que houve uma mudança marcante no mundo da música no período do movimento barroco, por volta do século XVII. Os ritmos, que até então eram tocados nas orquestras, ganharam novos recursos, acrescentaram-se outros modos, a saber, aproveitaram mais dos modos maiores e menores, conhecidos também como modo jônico e eólio, respectivamente. Nessa época, a música tomou grandes proporções e atingiu a igualdade. Os ilustres gênios dessa arte se sobressaíram, tornando-a cada vez mais bela. A presença de novos tons dentro das escalas diatônicas (escala composta por oito notas), bem como modulações diferentes também foram introduzidas, ao contrário do modo antigo, em que eram usados apenas um tom consonante (constante) e idênticos. A partir da influência da música barroca, um novo gênero nasceu: um drama cantado, as notáveis óperas.
ResponderExcluirPor: Luiza Batista
Ressaltando também que o barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. Além da escultura, o barroco influenciou a pintura, a arquitetura, a música e a literatura. Tendo como objetivo reforçar a crença dos católicos da maneira mais convincente possível. O que fica evidente o melodrama nas cenas religiosas, o espiritualismo e, mais que tudo, a perfeição estética.
ResponderExcluirNão podemos esquecer da arquitetura barroca, que é o estilo arquitetônico praticado durante o período barroco, que iniciou-se a partir do século XVII e decorre até a primeira metade do século XVIII. A arquitetura barroca é caracterizada pela complexidade na construção do espaço e pela busca de efeitos impactantes. É importante a observação de proporções geométricas definidas.
ResponderExcluirO barroco criou uma nova concepção espacial, com a interpenetração das partes resultantes de uma visão unitária. Neste contexto, o barroco é definido como a libertação da simetria e da antítese entre o espaço e interior e espaço exterior.
Por: Gabriel Fonseca
É bom também relembrar que na pintura barroca as cenas são pintadas no seu momento de maior intensidade, ou seja, no momento chave. Além disso, a luz não aparece por um meio natural, ou seja, pelo sol ou pela lua ou por uma fogueira, mas sim, como um meio de guiar a visão do observador até o acontecimento principal da cena. Ótimo trabalho!
ResponderExcluirPessoal, a pesquisa de vocês está excelente. Vocês apresentaram informações importantíssimas sobre o Barroco. Conseguiram mostrar que ele se manifestou de diversas formas. Porém, vocês não podem esquecer de colocar a fonte dessas pesquisas. Isso é muito sério. Por favor, façam as devidas referências, para que o trabalho de vocês não seja considerado plágio.
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