Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Texto 2

A UMA SENHORA QUE O AUTOR CONHECEU NO RIO DE JANEIRO E VIU DEPOIS NA EUROPA - Basílio da Gama

Na idade em que eu brincando entre os pastores
Andava pela mão e mal andava,
Uma ninfa comigo então brincava
Da mesma idade e bela como as flores.

Eu com vê-la sentia mil ardores.
Ella punha-se a olhar e não falava ;
Qualquer de nós podia ver que amava,
Mas quem sabia ento que eram amores ?

Mudar de sitio à ninfa já convinha,
Foi-se a outra ribeira; e eu naquela
Fiquei sentindo a dor que n'alma tinha.

Eu cada vez mais firme, ela mais bela;
Não se lembra ela já de que foi minha,
Eu ainda me lembro que sou dela !…



ANÁLISE

Poesia apresenta 14 versos organizados em 4 estrofes, com 2 quartetos e 2 tercetos. Temos na poesia figuras de linguagem, tais como, comparação e hipérbole. No quarto verso podemos ver uma comparação, quando o eu lirico diz ''Da mesma idade e bela como as flores'', então ele acaba comparando a senhora com uma flor. A hipérbole esta presente no quinto verso, quando o eu lirico diz ''Eu com vê-la sentia mil ardores'', então quando contem uma ideia exagerada em ''mil ardores''.
A poesia mostra os sentimentos do eu-lírico á uma mulher, onde eles eram jovens e viviam uma vida simples, tendo assim como características do arcadismo o pastoralismo, bucolismo e nativismo. Mas o eu-lírico acaba sofrendo por amor quando a mulher decide-se mudar dali aonde eles viviam.



Fonte: http://arcadismo05.blogspot.com.br/p/poesias.html


Por: Cássia Estéfani Marques






3 comentários:

  1. Como podemos ver, o arcadismo é conhecido por ser um movimento que exalta a natureza e a vida bucólica. Podemos ressaltar que os poetas dessa escola costumavam escrever sobre as belezas do campo, a tranquilidade que era proporcionada pela natureza e contemplavam a vida simples, desprezando a vida nos centros urbanos, assim como também a agitação e os problemas das pessoas que viviam no campo. Aos que moravam na zona urbana, cabia a eles ir sempre ao encontro da natureza para se purificar.

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma poesia lírica e como muito bem mencionado por Cássia, retrata os sentimentos do eu-lírico á uma mulher. O texto acima é do poeta José Basílio da Gama sobre uma senhora que o autor conheceu no Rio de Janeiro e a viu depois na Europa. O estilo é o Bucolismo, termo utilizado para designar uma espécie de poesia pastoral, que descreve a qualidade ou o caráter dos costumes rurais, exaltando as belezas da vida campestre e da natureza, característica do arcadismo. Basílio programa as dores de amor mostrando a relação que terminou e a sensação de perda, de rejeição e a falta de perspectiva, já que ainda estava tão embrulhado na dor e que não conseguia ver luz no fim do túnel.
    Por: Luiza Batista.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do que li aqui, pessoal! E os outros integrantes? Não vão participar?

    ResponderExcluir